terça-feira, 5 de maio de 2009

Quem foi que disse que no Acre não tem Rock?

A banda Los Porongas - do Acre - foi considerada uma das melhores em atividade. O Myspace Brasil, apontou a banda como uma das 10 melhores do país em 2007. Pelas palavras do crítico músical Jamari França, do Globo On-line, dá para se ter uma idéia do que os Los Porongas conquistaram em 2007: "A banda acreana Los Porongas é uma de muitas que estariam no mainstream se houvesse honestidade no show business. O disco lançado pelo selo Senhor F Discos com produção de Philippe Seabra (Plebe Rude) mostra uma banda pronta com boas músicas, levadas rock melodiosas sem cair em clichês.

Los Porongas é formado pelo vocalista Diogo Soares (na frente), pelo guitarrista João Eduardo (esquerda), pelo baixista Magrão(direita) e pelo baterista Jorge Anzol,Em 2007 a banda foi destaque em vários veículos de mídia. No Brasil, a Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Revista do Fantástico, Revista da MTV, Rolling Stone Brasil e vários sites de notícias como UOL e G1, deram matérias com os acreanos. Este também foi o ano em que os Los Porongas começaram a aparecer lá fora. A Rolling Stone latina fez ótima crítica para o disco, a revista espanhola Zona de Obras lançou uma coletânea com a música Enquanto Uns Dormem e a revista Brazuca, destinada ao público brasileiro residente na França e na Bélgica apontou os Porongas como uma das revelações brasileiras.


Que Ouvir, é só acessar:
www.porongas.blogspot.com
http://www.myspace.com/losporongas
No inicio de mês de maio estive em São Paulo, fui assistir a virada cultural paulistana.
Aquilo estava uma loucura, para onde eu me virava tinha arte.
Além de assistir o excelente show do Egberto Gismonte no teatro municipal, proveitei para visitar um amigo das antigas, o Jorge Anzol, baterista da Banda Los Porongas.
E lá fomos nós, eu e Gustavo Triane - estudante de cinema da UFSC e companheiro de viagem - Na busca de descobrir o endereço dos Los Porongas, a Banda do Anzol.
Ganhei dois presentes: Conheci o João e o Diogo, os dois acreanos, os dois músicos do Los Porongas, deviam ser adolescentes quando sai de Rio Branco para Florianópolis.
Dormir por lá, fizemos uma farofa legitima - com farinha de Cruzeiro do sul - e conversamos noite a dentro, nessa brincadeira devo ter perdido uns sete shows da virada, mas o papo valeu a pena, Falamos de tudo: História do Acre, da juventude, de música acreana, do circuito de bandas independentes no Brasil, de Florianópolis, do Jorge Henrique e do Varadouro - Festival que eles ajudaram a criar na Capital Rio Branquense.
Pena foi eu não ter visto o Márcio Magrão, baixista da Banda, mas fica pra outra visita.
Assistimos o DVD da Banda e fizemos planos, tão sonhadores quanto eu, os acreanos dos Los Porongas já pensam em ocupar o espaço cultural do sul do Brasil. Sejam bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário