sexta-feira, 27 de março de 2009

Minha formação em História

Auditório do Centro de Filosofia e ciencias Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina
Defesa de Trabalho de Conclusão do Curso de História
Tema: A história daPrimeira Greve das Universidades Federais Autárquicas - 1980



Em novembro de 1980, os professores das Universidades Federais Autárquicas, o que hoje conhecemos como Universidades Federais, decidiram fazer uma paralização de dois dias. Um risco para a queles tempos. Afinal, a ditadura militar ainda estava em vigor e estava rigorosamente proibido a qualquer funcionário público realizar ou participar de uma greve.

Pouco adiantou essa proibição. Professores de todo o Brasil assumiram o risco e iniciaram aquela que seria a primeira greve nacional dos professores universitários.

A greve durou 21 dias. Derrubou o ministro Eduardo portella, fez com que o governo apresentasse um plano de carreira para os professores, conseguiu um aumento acima do previsto e conseguiu que 10 mil professores colaboradores fossem efetivados.

Esta História é a que conto no meu trabalho de conclusão de curso de história, defendido no auditório de Centro de Filosofia e Ciências Humanas em julho de 2005 na Universidade Federal de Santa Catarina.

Na fotografia do Jornalista Leonardo Miranda estamos da esquerda para a direita:
César Félix, professor Waldir Rampinelli (orientador) e o saudoso professor Osvaldo Maciel ( falecido em 2006) também professor da UFSC e que fora o primeiro presidente da Andes e um dos principais articuladores da referida greve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário