sexta-feira, 29 de maio de 2009

Conheça o aCORdeon da Palavra

César Félix e João Tragtenberg
Fotografia: Rafael Vilela

aCORdeon da palavra surgiu quase como um poema, ou seja, quase como um susto. Não planejamos, não montamos, não prometemos e quando vimos ele estava lá. É um trabalho composto de poemas e músicas diversas, não está preso a nada. Livre como deve ser a manifestação artística. Eu (César Félix) brinco de declamar poesia e João Tragtenberg brinca de acordeon. Assim deixamos nos levar. Interpretamos músicas do compositor francês Guilaume Yann Tiersen, da brasileira Chiquinha Gonzaga, dos brasileiros Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, do Argentino Ramón Sixto Rios. Passeamos por temas do folclore argentino, musicas circenses e bulgaras. Os poemas declamados são de minha autoria (cesinha ou César Félix), dos poetas brasileiros Carlos Drummond de Andrade, Cruz e Sousa, Carlos Pena Filho e Arnaldo Antunes, também apresentamos poemas do argentino Jorge Luis Borges, do Russo Vladimir Maiakovski, dos portugueses Flor Bela Espanca e Alberto Caeiro e José Régio. A primeira apresentação foi a pedido da Clarinha (fotografa Clara Figueredo), depois nos apresentamos no ateliê Nemastê (canto da lagoa), no palco do bosque do CFH/UFSC (festival cultural Abril Bosque, promovido pelo DCE da UFSC), fizemos duas apresentações no Café matisse/CIC. No 21 de maio/2009 nos apresentamos juntamente com os artístas Africanos: Felipe Mukenga de Angola e o Cabo Verdiano Vadu em atividade do Círcuito Cultural Lusófono (evento realizado no CSE/UFSC numa promoção conjunta da ONG ETNIA Cultura e Desenvolvimento, de Portugal e o do Instituto de Estudos Latino Americano - IELA). No final de maio fizemos um show de encerramento da Semana de Letras da UFSC.

Quem somos:

João Nogueira Tragtenberg

A fotografia é da Clara Figueredo, para ver outras fotos dela basta acessar:

http://www.flickr.com/photos/claraffigueiredo

É o músico do aCORdeon da Palavra. Nascido em Florianópolis, João é estudante do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Iniciou seus estudos de música aos12 anos de idade em Oxford na Inglaterra, tendo aulas particulares de piano erudito. Seguiu os estudos em sua terra natal fazendo aulas de piano popular brasileiro com a pianista gaúcha Patrícia Bolsoni por 4 anos. Na Cidade de São Paulo, estudou com a consagrada pianista Silvia Goes. Em 2003 participou de dois cursos: Curso de Piano Popular da XXI Oficina de Música de Curitiba com o Prof. Marcus Nimrichter e Curso de Piano Popular do V Festival de Música de Itajaí/SC ministrado por Michel Friedenson, Itajaí/SC.

Em 2007 iniciou seus estudos musicais no acordeon de forma autodidata. No mesmo ano participou do Curso de Pandeiro Iniciante da XXV Oficina de Música de Curitiba ministrado por Celsinho Silva.

Em 2009 participou do Curso de Acordeon da XXVII Oficina de Música de Curitiba e o do Curso de Músicas do Mundo também na XXVII Oficina de Música de Curitiba, os dois ministrados por Gabriel Levy.

Participa do grupo de teatro “Troupe La Troupe”, onde atuou como diretor musical, músico e ator da peça “O Conto da Ilha Desconhecida”, obra adaptada da obra homônima de José Saramago por Stephan Braumgärterl e dirigida por Ana Maria Orlando e Fernando Marés. Com esta peça se apresentou na UDESC, na 1º Semana Ousada de Artes - UFSC/UDESC e na Semana UDESC de Bem Com a Vida - PROEX – Cultura e Comunidade.

É integrante também como acordeonista do trio de música instrumental brasileira TITRIO, apresentando-se semanalmente nos ônibus de Florianópolis com o público sempre lotado.

No “aCORdeon da Palavra” - Duo de música e poesia - participa ao lado do poeta César Felix, Realizando apresentações na abertura da exposição de fotografia “Deslocamentos” de Clara Freitas e Mabel Fricke na Galeria de Artes da UFSC em março de 2009, no mês de abril apresentou-se no festival cultural “Abril o Bosque” do DCE-UFSC e no mês de maio apresentações no Café Matisse do Centro Integrado de Cultura(CIC), no Circuito Cultural Lusófono na UFSC.

César Félix (Cesinha)

É o poeta do aCordeon da Palavra, com formação em História pela UFSC, é Professor e ativista de movimentos sociais e culturais. Tem Três livros de poesia publicados: “A oficina da poesia” (2003),“Se você olhar dentro do poema, o poema olhará dentro de você” (2006) e "Se existe poesia existe vida" (2008) – publicações independentes. Declamou poesia em vários projetos artísticos, entre eles: “Quintal das Artes” 1998 e projeto 12:30 (DAC-UFSC), Encontro Mundial dos Estudantes (Havana-Cuba)1997, participou do projeto Velhos amigos, fez apresentações na Barca do livro e Espaço Cultural Sol da Terra, ambos na lagoa da conceição em Florianópolis. Apresentou o espetáculo “Sobre a Arte de amar” em 2006 no teatro da UFSC, “Espelhados – A vida refletida em poesia,” também no ano de 2006, ao lado de Ryana Gabech e Raphael Galcer, e “Harmonia da palavra” com Bernardo Sens em 2007. Cesinha participou do projeto Margem Esquerda – música e poesia Brasileira – com apresentações no Sesc, Café dos Araçás e Jinga Bar, em Florianópolis e nas cidades de Madri, Alcalá de Henares, Sevilla, Xiclana e Granada, todas na Espanha em 2008 e Participou em Florianópolis, juntamente com o grupo “Bom Partido” do show em Homenagem aos 100 anos de Cartola. Em 2009, além do aCORdeon da Palavra, Cesinha participou dos espetáculos “Rio da Impermanencia”, com os violonistas e compositores Raphael Galcer e Rafael Buti e de vários espetáculos de Choro e Poesia, com o grupo de choro Ginga do Mané, de Florianópolis. Cesinha apresenta em parceria com a fotografa Clara Figueredo a Exposição de fotopoemas “Poesia em Preto e Branco”.



Um comentário:

  1. oi, Cezinha!
    Qto tempo, rapaz inteligente!
    Eu não conhecia este seu lado poeta, parabéns!
    Adorei o "ACORDEON", muito bacana.
    Pensei muito em você agora, por isso, resolvi procurá-lo. Como vc está?
    me acesse depois, para conversarmos:
    julisneri@hotmail.com
    forte abraço,
    julis (flor) ex-Erik

    ResponderExcluir